Pico Ötzi 3251m / noa*

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de InterioresPico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de ExteriorPico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de ExteriorPico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de ExteriorPico Ötzi 3251m / noa* - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: noa* network of architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alex Filz
  • Cliente: Schnalstaler Gletscherbahn AG
  • Cidade: Senales
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Onde uma gota de chuva que cai começa sua longa jornada até o mar, novas perspectivas aparecem: é neste contexto que nasce o novo mirante do Glaciar do Vale Schnals, na fronteira entre a Itália e a Áustria. Há algo de sublime neste lugar, bem no topo da cordilheira que separa os dois países. No cume dos Alpes, uma questão de centímetros decide se uma gota da água que cai do céu acabará no Mar Mediterrâneo ou no Mar Negro.

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz

No topo desta interseção alpina única, a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, é onde encontra-se instalado o famoso Hotel Grawand. Como uma das estruturas mais ao alto de toda a Europa, é possível chegar até cume dos Alpes em apenas um minuto de caminhada. A vista, como é de se esperar, deslumbra. Desde o novo mirante é possível ter um panorama de 360º que se extende até onde a vista alcança. Como um destino de peregrinação, centenas de milhares de pessoas se deslocam até o pico da montanha para experimentar uma sensação única, a natureza em toda sua plenitude.

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz
Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz

Concebida para acolher os visitantes que se deslocam até aqui sem a intenção de fazer apenas uma pausa breve, esta pequena estrutura projetada pelo noa* é o complemento arquitetônico perfeito para uma paisagem natural pra lá de deslumbrante.

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Interiores
© Alex Filz

O mirante do Pico Ötzi foi desenvolvido em estrutura leve de aço corten, criando um belo contraste com a paisagem rochosa que ao longo de quase todo o ano permanecesse coberta por uma pesada camada de neve. O novo edifício incorpora uma cruz pré-existente, utilizada para sinalizar o topo do cume, e desenrolando-se sobre uma generosa plataforma de observação que parece flutuar acima do solo — proporcionando uma atmosfera quase etérea que permite aos visitantes experimentarem uma sensação de absoluta liberdade.

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz
Pico Ötzi 3251m / noa* - Imagem 21 de 24
Fachada Norte
Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz

O desenho do mirante foi concebido de acordo com a topografia natural do terreno, um platô inspirado no pequeno planalto onde o Hotel está implantado, o qual se apoia sobre uma série de vigas e pilares esbeltos, dando suporte aos guarda-corpos de aço cortem que definem a imagem do mirante. Uma série de elementos verticais em chapa de aço traçam a curvatura suave que dá forma à plataforma de observação, criando um efeito quase mágico: uma barreira de proteção que parece desaparecer a medida que nos deslocamos rumo ao topo da montanha — um convite para descobrir infinitas novas perspectivas. Essa dinâmica espacial única, alimentada pelo movimento dos nossos passos, cria finalmente uma experiência imersiva e até certo ponto, sensual, na qual o tempo parece parar por um momento, sem que exista mais nada entre nós e a paisagem que nos rodeia.

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz

Esta sensação de tempo, que parece se estender continuamente ao passo que se contrai em apenas um segundo, foi a principal inspiração para este projeto. O acesso à plataforma foi criado a partir de um corte geométrico que direciona os olhos dos espectadores para algo que transcendo o tempo - o exato lugar onde o corpo de Ötzi foi encontrado. A apenas alguns metros da fronteira com a Áustria, o ângulo de abertura do mirante leva o visitante a uma viagem no tempo, guiada por uma das mais fascinantes descobertas da história da humanidade: Ötzi, o Homem de Gelo. Ao acessar a plataforma, os visitantes se vêem sobre uma malha de aço translúcida, criando uma sensação de suspensão de tirar o fôlego - como se estivéssemos flutuando a mais de 3000 metros acima do nível do mar.

Pico Ötzi 3251m / noa* - Fotografia de Exterior
© Alex Filz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Frazione Maso Corto, 111, 39020 Senales BZ, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pico Ötzi 3251m / noa*" [Ötzi Peak 3251m Viewing Platform / noa* network of architecture ] 26 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948198/pico-otzi-3251m-noa-star> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.